22 de abril de 2008

Gravuras e Fotografias


Encontro de Fotógrafos

O próximo encontro de fotógrafos do Cariri acontecerá no dia 1º de maio (feriado nacional), na Lira Nordestina, às 18.00 horas. Quem quiser, pode apresentar imagens digitalizadas. Como na última vez, será disponibilizado notebook e data-show. Pretende-se lançar vários projetos, entre outros, para o Encontro de Fotografia Popular em Setembro (ver circular) um painel de fotografia caririense (provavelmente impresso em DVD) com uma seleção de imagens fotográficas dos que queiram participar. Além disso, podem ser concebidas mostras de portfólios e exposições paralelas. Estes e outros assuntos serão discutidos no próximo encontro - portanto se faça presente quem quiser saber mais entrar em contato com o Prof. Titus, na Lira Nordestina.


II Encontro de Fotografia Popular

Rede Norte - Nordeste de Fotografia
11 a 14 de Setembro de 2008, no Cariri

Entre os dias 11 e 14 de setembro de 2008 acontecerá na região do Cariri, no interior do Ceará, o II Encontro de Fotografia Popular, dentro da Rede Norte-Nordeste de Fotografia. O encontro será promovido pelo BNB de Juazeiro do Norte e consta com apoio da Universidade Regional do Cariri, do Dragão do Mar e do Ifoto. O evento acontecerá numa época muito especial já que coincidirá com uma das maiores romarias do Nordeste - atração de grande repercussão e que costuma atrair fotógrafos do mundo inteiro (recomenda-se, por isto, aos interessados em fotografar, esticar a presença para mais alguns dias).

O encontro terá a característica de uma confraternização entre fotógrafos e pretende promover uma ampla troca de experiências, sobretudo em relação à sobrevivência de antigas técnicas e iniciativas fotográficas de inclusão social. Haverá a participação tanto de profissionais reconhecidos na foto-documentação como de fotógrafos ambulantes que ainda trabalham com técnicas tradicionais em vias de extinção, como Lambe-Lambe, Monóculos e fotopintura. Desta forma, o evento ganhará uma característica particular e certamente bastante original, distinta de outros encontros de fotografia no Brasil. Podem ser visitados, ateliês de fotopintores, tendas de fotógrafos de praça e casas de milagres. Haverá várias exposições, mesas redondas e projeções noturnas de imagens ao ar livre, e outras atrações, como, por exemplo, uma oficina de fotopintura. Além disso, há a possibilidade de visitar a casa-estúdio de Telma Saraiva, uma das mais originais fotopintoras do Brasil. A inscrição será gratuita, quem precisar de carta-convite para mobilizar recursos institucionais (para passagens, etc.) ou quem quiser lançar livros, CD-Roms ou DVD´s, projetar imagens, etc. pode se dirigir diretamente a mim. Aguardem próximos circulares.
Prof. Titus


Prêmio Lira Nordestina / de xilogravura ou gravura em metal
Ensaio gráfico (entre 5 e 10 gravuras impressas em papel)

Tema 01: Brincadeiras / Jogos de Rua
Tema 02: Fotografia Popular
Tema 03: Príncipe Ribamar de Beira Fresca
Tema 04: Objetos voadores (balões, aviões, etc.)

Prazo de entrega: 02 de Maio - 30 de Junho de 2008
Anúncio dos selecionados: durante a ExpoCrato de 2008 (em julho)

Prêmios: Serão cedidos quatro prêmios principais - um para cada tema proposto. Os contemplados dos prêmios receberão cada um, um certificado e um prêmio em dinheiro de 200,00 Reais. Podem ser concedidos, além disso, menções honrosas e premiações adicionais.
Todos os trabalhos selecionados receberão molduras sob vidro e posteriormente serão exibidos nas dependências da URCA (concluídas as exposições, as molduras pertencerão aos selecionados, fazendo parte da premiação).
Os trabalhos selecionados (apenas as impressões no papel, não as matrizes em madeira), farão parte do acervo da Lira Nordestina / URCA e não serão devolvidos aos autores. Podem participar alunos, funcionários e servidores da URCA e outros interessados, desde que não preenchem cargos de confiança da URCA (e desde que não haja pendências financeiras ou de material em relação com a Lira). Só serão analisadas propostas acompanhadas por ficha de inscrição (disponível a partir de 02 de maio na Lira / IPESC ou na ProEX). Os proponentes podem concorrer com trabalhos em mais de um tema (até o limite dos 4 temas propostos). Os trabalhos devem ser impressos em
papéis de tamanho entre A 5 e a A4, não maiores, entregues sem passpatout e sem moldura, dentro de um envelope selado e com o nome do proponente. A inscrição é gratuita é deve ser feita na ProEx da URCA ou no IPESC / Lira Nordestina, no campus de Pirajá, em Juazeiro do Norte. A Lira Nordestina não se responsabilizará para eventuais danos de manuseio, para custos com a ampliação das fotografias e nem
para a devolução das imagens. O júri será convocado pelo diretor da Lira, entre professores universitários. Trabalhos não selecionados podem ser retirados até 30 de julho na Lira Nordestina.

Custos
Cabe aos proponentes - entregar 5-10 trabalhos impressos em papel ou
cartolina, no tamanho máximo de A4. A inscrição é gratuita. Os
trabalhos selecionados (inclusive os contemplados com menções
honrosas) permanecerão no acervo da Lira Nordestina

Benefício para trabalhos selecionados
Possibilidade de premiação com certificado / ganho de molduras /
exposição do trabalho / divulgação / possibilidade de imprimir
outras cópias na Lira Nordestina, para venda posterior.

Prêmio Lira Nordestina / de fotografia
Ensaio fotográfico (entre 5 e 10 imagens)

Tema: Brincadeiras / Jogos de Rua
Prazo de entrega: 02 de Maio - 30 de Junho de 2008
Anúncio dos selecionados: durante a ExpoCrato de 2008 (em julho)

Prêmios: Os contemplados dos primeiros três prêmios receberão, cada um, um certificado de premiação, uma fotografias original, assinada por fotógrafo renomado (nomes como Evandro Teixeira), e um livro fotográfico de autores como Tiago Santana e Celso Oliveira. Podem ser concedidos, além disso, menções honrosas. Todos os trabalhos selecionados receberão molduras sob vidro e posteriormente serão exibidos nas dependências da URCA (concluídas as exposições, as molduras pertencerão aos selecionados). As fotografias selecionadas, no entanto, não retornarão para os seus autores, pois farão parte do acervo da Lira Nordestina / URCA. Podem participar alunos, funcionários e servidores da URCA e outros interessados, desde que não preenchem cargos de confiança da URCA. Só serão analisadas propostas acompanhadas por ficha de inscrição (disponível a partir de 15 de abril na Lira ou na ProEX). As fotos devem ser no tamanho de 20 x 30 cm com boa qualidade de ampliação, entregues sem passpatout, ou moldura, dentro de um envelope, selado e com o nomedo proponente (não serão contempladas fotos entregues em suportes eletrônicos como CD-Rom ou DVD). A inscrição é gratuita é deve ser feita na ProEx da URCA ou na Lira Nordestina, no campus de Pirajá, em Juazeiro do Norte. A Lira Nordestina não se responsabilizará para eventuais danos de transporte, para custos com a ampliação das fotografias e nem para a devolução das imagens. Trabalhos não selecionados podem ser retirados até 30 de julho na Lira Nordestina.

Custos
Cabe aos proponentes - entregar 5-10 trabalhos fotográficos ampliados, no tamanho 20 x 30 cm. A inscrição é gratuita. Os trabalhos selecionados permanecerão no acervo da Lira Nordestina.

Benefício para trabalhos selecionados
Possibilidade de premiação com certificado / ganho de molduras /
exposição do trabalho / divulgação.

2 comentários:

Anônimo disse...

odiei esse blog besta,idiota e descarado.....

Anônimo disse...

prosas ruins.....

Pesquisa personalizada